sábado, 27 de fevereiro de 2016

Eleições para a FPF-APD com lista única.

Caros leitores,

após o pedido de alguns coleccionadores que não têm ligação à federação mas que nutrem um especial carinho pela filatelia portuguesa e que leram a nossa mensagem com alguma apreensão informamos de acordo com a correspondência que recebemos e as notícias que nos vão chegando, após algumas diligências iniciais por parte da FPF que indicavam não estarem a ser cumpridos o procedimentos legais exigíveis, neste momento parece que os principais responsáveis da Federação Portuguesa de Filatelia – APD já estão a atuar dentro da legalidade. Porém, por parte do único membro não demissionário da Direção Portuguesa de Filatelia, nomeadamente o Eng. Vítor Jacinto, têm sido invocadas publicamente várias questões processuais tais como numa primeira fase não conhecer as contas que estão a ser apresentadas e numa segunda fase as mesmas não terem sido objeto de discussão e aprovação em reunião de direção da federação. O Eng.º Vítor Jacinto levanta ainda suspeitas de gastos não autorizados pela Direção da FPF, demarcando-se do relatório de contas que será apresentado no próximo dia 5 de março.
À data que publicamos esta notícia já é conhecido que só se apresentará uma lista a concorrer, sendo encabeçada por Pedro Vaz Pereira e restantes membros demissionários.
Para terminar e uma vez que não encontramos publicado na internet qualquer alusão ao próximo congresso de filatelia informamos os nossos leitores de que:
  • Dia 5 de Março de 2016 na sala Tsar do Tsar Lisbon Hotel pelas 10:30 realizará-se a primeira chamada para a sessão extraordinária para eleição da Direção da Federação Portuguesa de Filatelia;
  • No mesmo dia na sala Tsar do Tsar Lisbon Hotel pelas 11:30 realizará-se a primeira chamada para a sessão ordinária para:
  1. Apreciação do Parecer do Conselho Fiscal sobre o Relatório e Contas de Atividades, as Contas e o Balanço, elaborado pela Direção e respeitantes ao exercício de 2015.
  2. Apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas de gerência da Direção, respeitantes ao exercício de 2015.
  3. Apreciação do relatório do Conselho Disciplinar, referente ao ano de 2015.
  4. Fixação da quota federativa e do valor do cartão de filatelista para o ano de 2017.
  5. Designação do local de realização da próxima sessão ordinária do congresso da FPF – APD.

Interessante de verificar que caso não estejam presentes delegados de agrupamentos federados que representando um mínimo de metade dos votos possíveis o congresso iniciará-se 30 minutos depois com qualquer número de presenças. Posto isto, verificamos que o tempo que medeia a eleição da direção e o congresso ordinário para aprovação de contas poderá ser de 30 minutos.


Uma vez que estas eleições para a FPF estão envoltas em tanta polémica, consideramos nós que é importante questionar os leitores deste blog sobre o seguinte: “Considera que os elementos de direção que se encontram demissionários agiram bem ao recandidatar-se no dia 5 de março?” A sondagem encontra-se numa miniaplicação à direita.


51º aniversário da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra


Caros leitores,

aqui vos deixamos a notícia das comemorações do 51.º aniversário da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra comemora que se realizam hoje.
O dia inicia-se com a já tradicional visita à Feira de Velharias de Coimbra, realizada na Praça Velha, onde se podem adquirir ou admirar material filatélico de grande interesse.
Depois de almoço, serão apresentadas a medalha comemorativa dos 50 anos da SFAAC e o livro de Atas do Congresso de Filatelia realizado em 2015.
Haverá ainda a eleição do selo e bloco mais bonitos do ano passado.
A tarde termina com um agradável convívio com um Porto de Honra e bolo de aniversário partilhado pelos presentes.
Durante estas 5 décadas a SFAAC tornou-se uma referência incontornável no panorama filatélico nacional, pelo trabalho árduo e de qualidade na divulgação e na promoção da filatelia nas suas várias modalidades ou classes.
A Secção de Filatelia da A.A.C., fundada por um grupo de estudantes filatelistas, teve desde sempre um papel importante na Academia, na cidade de Coimbra e em todo o país, como atesta a realização aos quatro anos de vida, da VIIª Exposição Filatélica Nacional "AEmipex 69" bem como muitas outras mostras, salões e jornadas filatélicas ao longo dos mais de cinquenta anos de existência.
Da sua atividade, que a torna hoje um dos mais importantes núcleos filatélicos da região Centro, destaca-se a criação em 1977 do "C.C.C.C.- Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos", ainda hoje o único do género no país dedicado a esta área da filatelia, e a edição da revista "Cábula Filatélica", conhecida em todo o país e distinguida internacionalmente.
Única secção filatélica na Europa que pertence a uma Associação de Estudantes e através dos seus mais de mil sócios, é atualmente uma voz viva da filatelia no panorama nacional.

Os Amigos da Filatelia desejam muitos parabéns a todos os membros da Secção Filatélica e que continuem a contribuir para o enriquecimento da filatelia lusitana durante muitos anos.

Para todos os que tenham interesse em conhecer melhor a Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra aconselhamos a visita às seguintes páginas:
http://filatelica.aac.uc.pt/
http://sfaac-filatelia.blogspot.pt/

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Conteúdos Multimédia na Mostra de Coleccionismo Museu Municipal de Faro (Fevereiro 2016)

Caros leitores,

aqui vos deixamos dois vídeos que elaboramos para serem apresentados na mostra de coleccionismo que se encontra patente até ao dia 28 de fevereiro.

Vídeo apresentado na inauguração da exposição relembrando os 10 anos de atividade

Vídeo que esteve em exibição durante a mostra de coleccionismo 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Como reconhecer o valor de uma coleção

Caros leitores,

deixamos aqui dois vídeos de como são analisadas as coleções quando se pretende vender. O vídeo está em inglês, no entanto poderá ser muito útil para muitos leitores que herdaram coleções e pretendem desfazer-se das mesmas.

Saliento aqui os diferentes tipos de coleções que este comerciante define:

  • A grande coleção;
  • A coleção especializada
  • A coleção normal
  • A coleção de criança;
  • Folhas de selos;
  • Coleções promocionais;
  • Coleções portofólios;
  • Stock de comerciantes.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Academia Nacional de Belas Artes (180 anos)

Pormenor do selo impresso e carimbo comemorativo

Caros leitores,

aqui vos deixamos a imagem do inteiro postal comemorativo dos 180 anos da Academia Nacional de Belas Artes.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Direção da Federação Portuguesa de Filatelia - APD demitiu-se

Caros leitores,

tivemos conhecimento que no próximo dia 5 de Março de 2016, se realizarão eleições para a Direção da Federação Portuguesa de Filatelia - APD na parte da manhã e na parte da tarde realizará-se o normal congresso para aprovação de contas de 2015.

Tudo indica que estas eleições decorrem de conflitos entre elementos de direção, no entanto, a forma rápida como estes conflitos estão a ser tratados tentando afastar os elementos que questionam determinadas posturas e procedimentos estão a fazer com determinados procedimentos legais não sejam tidos em conta, sendo que certamente este assunto se arrastará durante mais tempo.

Não será tempo de em Portugal se avançar com outra Federação de Filatelia, no qual façam parte clubes filatélicos portugueses que hoje em dia não se identificam com esta Federação?




quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CTT - Plano de Emissões de Filatelia 2016

Caros leitores,

aqui vos deixamos uma pequena lista dos selos que são esperados colocar em circulação pelos CTT no ano de 2016:
Emissão Base:
Desportos Radicais (Windsurf; Paddle Surf; Ski; Snowboard; Queda Livre)

Temáticas Internacionais:
Ecologia (Emissão Europa)
UPMED (Peixes do Mediterrâneo)
Santuários Marianos (comum à Áustria e Alemanha)
Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro
Lubrapex (50 Anos)

Temáticas Nacionais:
Mamíferos Predadores de Portugal
Vinhas de Portugal
Museus Centenários (Grão Vasco e Abade Baçal)
Bairros Típicos
Cafés Históricos
Cante Alentejano
Calçada Portuguesa
Industria Conserveira
Tesouros Portuguese
Brasões de Armas do Exercito
Rádio Pública
450 anos da publicação de "In Theoricas Planetarum Georgii Purbachii Annotationes" de Pedro Nunes
1.º Voo Militar em Portugal
Vultos da História e da Cultura
500 do Correio em Portugal
As nossas Cidades

Emissões Conjuntas com:
França
Índia
República do Vietname

Madeira:
Festas Fim de Ano

Açores:
Turismo Sustentável

Mais informação em:
http://sfaac-filatelia.blogspot.pt/2016/01/plano-de-emissoes-filatelicas-de.html

https://www.ctt.pt/dotAsset/17bdab20-6c46-4bb5-ba78-8f1402a0529d.pdf


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Mostra de Colecionismo - Museu Municipal de Faro

nucleofilateliafaro@gmail.com Nucleo Filatelia Faro de Slidely by Slidely Slideshow

Caros amigos,

aqui vos deixamos algumas imagens da inauguração da mostra de colecionnismo que abriu ontem ao público no Museu Municipal de Faro.
Nesta exposição os visitantes poderão apreciar a criatividade na apresentação de coleções e respetivas relíquias que os seus organizadores têm juntado ao longo dos anos. Destacamos a apresentação do 1.º selo emitido no mundo (black penny), o 1.º selo emitido em Portugal (D.ª Maria II), selos feitos com materiais exóticos,uma coleção de Inteiros postais dos CTT alusivos aos “Costumes Portugueses”, um coleção de Inteiros postais sobre “Chafarizes de Lisboa”, uma coleção denominada “Sim também estive preso no Aljube”, uma coleção sobre a evolução da moeda de escudo, uma coleção de carros miniatura (Pilotos Portugueses) entre outras igualmente interessantes.

Algumas das Coleções patentes:

Aviação Comercial Portuguesa
As Fábulas de Esopo
1941 – Série B – Costumes Portugueses
FDC's de Portugal uma breve abordagem

Portugal - Selos com impressão em relevo









Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...