segunda-feira, 9 de maio de 2016

MF 110 Anos da Chegada do Comboio a Vila Real de Santo António

A Secção de Coleccionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António convidam-no para a Mostra Filatélica Comemorativa dos 110 Anos da Chegada do Comboio a Vila Real de Santo António e que está integrado nas Comemorações do DIA DA CIDADE.

INAUGURAÇÃO – dia 9 de Maio pelas 15H30, no Átrio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, com a presença da Vice-Presidente Dra. Maria da Conceição Cabrita.
POSTO DE CORREIO – dia 13 de Maio pelas 09H30, onde será aposto em todas as correspondências apresentadas para o efeito um Carimbo Comemorativo especialmente confeccionado pelos CTT-Correios para este acto.








VISITAS – A Mostra Filatélica pode ser visitada diariamente, durante as horas normais de expediente

A chegada do Correio a Vila Real de Santo António a 14 de Abril de 1906, foi presenciado por numeroso público que se aglomerou nas proximidades da Estação de Caminho de Ferro, na altura construída em madeira. Para as entidades oficiais foi construído um Pavilhão faustosamente engalanado com dezenas de bandeiras dando ao acto um ambiente festivo.
Mas, para chegar a este dia, dia em que se concluiu a então chamada Linha do Sul, entre o Barreiro e Vila Real de Santo António, muitos anos se passaram desde que foi dado o primeiro passo, a 6 de Fevereiro de 1855, data da publicação do Decreto de autorização dos Estatutos da Companhia de Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo.
A 1 de Fevereiro de 1861 é aberta à exploração o primeiro troço entre o Barreiro e Vendas Novas e o troço entre Pinhal Novo e Setúbal, da Linha do Sado, que mais tarde seria integrado na Linha do Sul.
Depois….
Bem, depois… desde o Barreiro, foram Pinhal Novo, (Évora), Beja e Funcheira, o comboio chegaria a Faro a 21 de Fevereiro de 1889, um comboio de testes. A inauguração daquela Estação de Caminho de Ferro viria a acontecer a 1 de Julho do mesmo ano com a presença de Suas Majestades o Rei D. Luís I e a Rainha D. Maria Pia de Sabóia e restante Séquito Real, que foram transportados no “Comboio Real” até ao Algarve.
Para chegar a Vila Real de Santo António haveria ainda que concluir a restante linha de caminho de ferro até à fronteira, Olhão em 1904, Tavira em 1905 e finalmente Vila Real de Santo António 14 de Abril de 1906.

A construção da actual estação de Caminho de Ferro, projecto do Arquitecto Raul Lino foi concluída em 1945, tendo sido inaugurada nesse ano em 4 de Setembro o prolongamento até à fronteira, Apeadeiro de Vila Real de Santo António-Guadiana (Cottinelli Telmo) foi inaugurado em 24 de Janeiro de 1952, cujo primeiro comboio a chegar a este Apeadeiro foi o nº 8011, Rápido do Algarve, (Gazeta dos Caminhos de Ferro de 28/5/57), tendo estado em serviço até 1998 (?).

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