domingo, 6 de novembro de 2011

126.º Aniversário do Ascensor da Glória comemorado com Carimbo Comemorativo

Caros leitores,


aqui vos deixamos a imagem do inteiro postal das Carris no qual está representados os diversos ascensores e elevador pertencentes à referida empresa, desta vez obliterado com o carimbo comemorativo do 126.º aniversário do ascensor da Glória.



Obrigado ao C. Silvério pelo contributo


Ascensor da Glória, popularmente referido como Elevador da Glória, localiza-se na cidade de Lisboa, em Portugal. É um dos funiculares operados pela Carris, e liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara).

Construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, foi inaugurado em 24 de Outubro do 1885, constituindo-se no segundo do género implantado na cidade por iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa. O sistema de tração original era de cremalheira e cabo por contrapeso de água, passando mais tarde a ser por vapor. Em setembro de 1915 passou a ser movido por eletricidade.
Até finais do século XIX, durante as viagens noturnas a iluminação dentro da cabine era feita com velas.
Desde fevereiro de 2002 encontra-se classificado como Monumento Nacional.
Dos quatro ascensores em actividade na cidade, é o mais movimentado, chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.
As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, foram construídas pela empresa alemã Maschinenfabrik Esslingen; são compostas por duas coxias de comando (uma em cada extremidade) e por um salão de passageiros com dois bancos corridos de costas viradas para as janelas, tudo no mesmo nível horizontal — havendo uma extremidade mais alta (anterior no sentido descendente) e outra mais próxima do solo, tal como o Elevador do Lavra, no que difere de muitos outros funiculares. As entradas e saídas de cada carruagem fazem-se por duas portas munidas de cancela pantográfica e situadas na extremidade com menor desnível em relação ao exterior, de ambos os lados do posto de comando activo em ascensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...