terça-feira, 25 de maio de 2010

2010 - Ano Internacional Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social

Caros leitores,

na sequência da emissão de etiquetas relativas ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social no dia 11 de Maio publicamos aqui o sobrescrito de 1.º dia que V. Vieira teve a amabilidade de enviar.


Deixamos aqui um pequeno texto que retiramos do site da Comissão Europeia (http://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=pt&catId=637)

Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.
A pobreza é normalmente associada aos países em vias de desenvolvimento nos quais a subnutrição, a fome e a falta de água limpa e potável são desafios quotidianos. Contudo, a Europa também é afectada pela pobreza e pela exclusão social, onde apesar de estes problemas poderem não ser tão gritantes, são ainda assim inaceitáveis. A pobreza e a exclusão de um indivíduo implicam o empobrecimento de toda a sociedade. A Europa só pode ser forte se utilizar ao máximo o potencial de cada um dos seus cidadãos.
Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta batalha sem si. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Chegou o momento do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social.
Um valor fundamental da União Europeia é a solidariedade, particularmente importante em tempos de crise. A palavra “União” diz tudo – enfrentamos juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos.
Aqui ficam algumas das coisas que iremos fazer juntos:
  • Encorajar a participação e o compromisso político de todos os segmentos da sociedade para participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social, desde o nível europeu ao nível local, no sector público e no privado;
  • Motivar todos os cidadãos europeus a participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social;
  • Dar voz às preocupações e necessidades de todos quanto atravessam situações de pobreza e de exclusão social;
  • Dar a mão a organizações da sociedade civil e a ONG na área da luta contra a pobreza e a exclusão social;
  • Ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pobreza e da exclusão social;
  • Fomentar uma sociedade que garanta a qualidade de vida, o bem-estar social e a igualdade de oportunidades para todos;
  • Reforçar a solidariedade entre gerações e garantir o desenvolvimento sustentável.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...